Gostas de jogar futebol ?    Tens entre 5 e 14 anos ?    Então vem fazer parte das nossas equipas.

FORMAÇÃO - BENJAMINS - INFANTIS - INICIADOS

Bem-vindo «» Welcome «» Bienvenido «» Benvenuto «» Bienvenue «» Willkommen

domingo, 28 de novembro de 2010

XXI Encontro de Escolas de Formação

.

Este Encontro realizou-se, nesta tarde de domingo, no Complexo 1º de Maio na Agualva, organizado pelo Ginásio Clube 1º de Maio de Agualva.

Iniciativa aque respondemos positivamente após o convite. No entanto gostaríamos de fazer um pequeno reparo, em próximos encontros solicitem o documento de identificação dos atletas participantes por escalão. Não por culpa do clube anfitrião, mas sim por culpa de alguns clubes participantes que pouco ou nada percebem de futebol, ou então fazem que não entendem, pensando eles que os outros (como nós) participam de olhos fechados.

Para começar, e dando uma pequena aulinha de português, Sub, quer dizer, abaixo de.

Logo em futebol sub -6, 8, 10, ou 12, quer dizer abaixo de 6 anos, 8 anos, 10, anos e 12 anos. Se traduzirmos isto por ano de nascimento ficaria: sub 6 - nascidos em 2004 e 2005, sub 8 - nascidos em 2002 e 2003, sub 10 - nascidos em 2001 e 2000, sub 12 - nascidos em 1999 e 1998. Depois um atleta de 2002 - sub 8 anos, pode jogar no escalão acima, ou seja, no sub 10, mas por seu lado um atleta de 2000/2001 não pode jogar em sub 8. Alguns não sabem, mas é assim que se joga.

Claro que nos escalões mais baixos estas difrerenças notam-se e bem.

Deveríamos jogar com 3 clubes, no escalão de sub 8 e sub 10, mas porque estas irregularidades se notaram e algumas até confirmadas pelos próprios atletas, (em sub 8, me disseram ser de 2000 e 2001, não todos mas alguns), apenas jogamos com duas equipas. Com a 1ª equipa, o Agualva em sub 8 anos, nada a assinalar. No jogo seguinte (Carenque) as diferenças de estatura eram notáveis, mas ainda assim demos o benefício da dúvida e jogamos, mas com a 3ª (Brothers Foot) resolvemos mesmo inquirir os próprios perante o seu dirigente/treinador (que ficou muito admirado dizendo que não sabia que 2000 e 2001 não podiam jogar ali). Após confirmada a irregularidade decidimos e participamos à organização que não defrontariamos a equipa (estava em risco a integridade fisica dos nossos pequenos atletas. O último jogo dos Sub 10 era com o mesmo clube daí também não realizarmos o jogo, pois se iam jogar com Sub 10 em Sub 8, logo jogariam com sub 12 em sub 10.

Quanto ao Encontro em si, é importante mas estas situações tiram todo o brilho.

3 comentários:

João Lopes disse...

Estive a ver as fotos e sem ter estado no Encontro, percebo bem o que querem dizer. Aparece aqui um miudo de camisola branca e meias amarelas, que concerteza não pertence ao escalão. Isto claro ollhando para outros que estãoo a jogar. Toda a sua constituição fisica e mesmo a sua expressão facial nos mostram um jovem com cerca de 14/15 anos. Será???

Rui Duarte disse...

Sim, entre outros...
Por esse mesmo motivo não realizámos os 2 últimos jogos, temendo pela integridade física dos nossos atletas.
Nunca iríamos permitir que os nossos atletas com 6 e 7 anos defrontassem outros já com 9 e 10 anos, não só a experiência já é muito diferente como também o porte físico.
Nem queremos imaginar o que seria uma criança nossa com 6 anos levar uma bolada duma já com 10 anos!!!
Entendemos que este encontro seria para todos se divertirem e fazerem aquilo que gostam, jogar à bola, a taça era igual para todos, logo não havia necessidade de fazer estas trocas e baldrocas.
Voltamos a agradecer à Agualva o convite que nos foi feito (participámos de bom grado) e sabemos que foram alheios a estes cambalachos, que só desprestigiam os clubes/equipas que os fizeram.

Paula Mendes disse...

venho por este meio dar os parabens ao Rui ,Paula e Oscar pelos valores que ajudam a incutir nos nossos atletas pois foi com grande orgulho que segui as reacçoes dos nossos meninos(todos os escaloes)no domingo quando confrontados com as situaçoes ja descritas foram uns verdadeiros HOMENS.Deram algumas "chapadas sem mao"a aguns senhores que la estavam.