Gostas de jogar futebol ?    Tens entre 5 e 14 anos ?    Então vem fazer parte das nossas equipas.

FORMAÇÃO - BENJAMINS - INFANTIS - INICIADOS

Bem-vindo «» Welcome «» Bienvenido «» Benvenuto «» Bienvenue «» Willkommen

sábado, 13 de março de 2010

Resultados

ESCOLAS
.
Mem Martins 22 - ABRUNHEIRA 0
.
Alinharam: Marcelo Rodrigues (GR), Carlos Pereira, David Santos, João Gomes, Inês Peixoto, Rodrigo Durães, Duarte Costa, Martim Bela, Marco Simões, Mariana Gonçalves, Afonso Gonçalves
.
Hoje assistimos a um resultado que bem espelha os erros cometidos com a tal decisão já muito falada, da AFLisboa, em não agrupar as equipas por classificação, mas sim por localização. Ao que parece, porque determinados clubes se queixaram das distâncias. Mas o mais caricato é que na maioria dos clubes as crianças deslocam-se para os jogos nas viaturas dos pais e pelo que me parece esses não se queixaram, enfim é o que temos.
.
Os nossos escolas jogaram hoje com uma equipa que se classificou em 7º lugar na 1ª fase. Nós não saimos do 13º lugar. Dará isto um jogo equilibrado? Claro que não.
.
Mais uma vez lembramos, para avivar a memória dos mais distraidos e para aqueles que mesmo sabendo fizeram questão de hoje rebaixar os nossos atletas:
.
- Os nossos atletas tiveram o seu primeiro contacto com o futebol de competição, no início deste campeonato, 3 dos quais só começaram a jogar futebol em Fevereiro deste ano;
.
- O Guarda-Redes que hoje esteve na baliza a "desenrrascar" (por impossibilidade de termos o nosso GR habitual) com um enorme espírito de equipa, é um defesa lateral;
.
- Os nossos atletas, jovens jogadores, tal como os jogadores das equipas adversárias, também têm sentimentos e merecem ser tratados com respeito, porque antes de serem atletas são CRIANÇAS;
.
- Não nos podemos esquecer nunca, uns como dirigente e outros como familiares dos atletas, que não devemos tratar as crianças das outras equipas como não gostariamos que tratassem as nossas. Estamos certos que os atletas que iniciaram a competição há 3 épocas e que neste campeonato é o 3.º ano de escolas, não teriam gostado, tal como ainda hoje não devem gostar de ser menospresados... mas enfim, isto já é uma questão de educação, a educação que incutimos nos nossos atletas e fazemos questão que os familiares dos nossos atletas façam o mesmo - "O adversário, tanto faz que seja um clube rico como um pobre, tem que ser tratado com respeito e dignidade." e quem não o fizer, não é bem vindo...
.
Mas mais triste que o resultado é o que se ouve nas bancadas, mais triste ainda quando o que se diz é directamente para o campo. Ouvir pais de atletas de uma equipa que está a ganhar por mais de dez golos a zero, a dizer disparates, incentivando a sua equipa a marcar ainda mais golos dizendo que os outros estão "todos rotos". Isto afecta-nos os ouvidos e ainda mais a alma.
.
Quem está em campo são crianças, que jogam futebol por gosto, nada recebem em troca. Não são profissionais e muito menos adultos para entender o que os graúdos querem dizer.

Já lhes basta estarem a sofrer uma pesada derrota, não precisam de ser tratados "abaixo de cão".
Os adultos têm por hábito ser treinadores de bancada, não se contendo nas suas criticas e esquecem que em campo todos têm ouvidos, tanto os da sua equipa como o adversário.
.
Só posso aconselhar mais contenção nas palavras e também na bebida, muitas vezes o alcóol afecta os neurónios e depois sai asneira.
.
Saudável é ver atletas que anteriormente se defrontaram, sentados juntos na bancada, bem como alguns pais, em convívio. Pude até assistir a pais da equipa do Mem Martins (Infantis) a apoiar a Abrunheira. Isto sim é saudável e é a postura correcta.
.
Meus senhores, sejamos mais comedidos nas palavras, apoiemos a nossa equipa sim, mas sem rebaixar o adversário. Deixam as crianças fazer o que mais gostam, jogar futebol, e se possivel tirarem prazer do que fazem.

Aproveitemos estes momentos! Se ganharmos festejamos, se perdermos apoiaremos a equipa tentando levantar-lhes a moral. Nunca devemos menosprezar o adversário, cada um tem o valor que tem e hoje ganhamos, amanhã podemos perder.
.
Sejam felizes!!!!!!!!
.
INFANTIS
.
ABRUNHEIRA 2 - Mem Martins 5
.
Ao intervalo : 0 - 3
.
Marcador: Ismael (49" e 55")


2 comentários:

Anónimo disse...

Também lá estive. Também ouvi coisas que não dizem a crianças. Serà bom que aprender a conter os impulsos. Nós os adultos temos de ajudar os pequenos a crescer em harmonia e não com rivalidades deste género. Já basta o que vemos no futebol profissional, talvez por culpa da falta de principios e ética que não se ensinou ao longo dos anos de formação.
Aprendamos a respeitar os outros.

Maria José F. disse...

Meus senhores, aquilo que se está a fazer na Abrunheira,é aquilo que se deveria ensinar em todo o País, ou seja, praticar desporto saudável e salutar, isento de vicios, má criação e sobretudo de violência a todos os niveis.
Os resultados pouco importam neste momento, conta é preparar os jovens hoje para o futuro, porque desporto é saúde, mas para isso deve banir-se tudo o que é daninho.
As crianças merecem todo o nosso respeito, infelizmente, nem todos os adultos hoje, estão preparados para as mudanças de mentalização.
Assim é nas escolas, no desporto porque não se ensinou os que hoje são adultos e mal formados.
Bem hajam os nossos meninos, que mesmo não ganhando merecem todo o nosso apoio e carinho.