Gostas de jogar futebol ?    Tens entre 5 e 14 anos ?    Então vem fazer parte das nossas equipas.

FORMAÇÃO - BENJAMINS - INFANTIS - INICIADOS

Bem-vindo «» Welcome «» Bienvenido «» Benvenuto «» Bienvenue «» Willkommen

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A IMPORTÂNCIA DO DESPORTO (Parte I)

O desporto valoriza socialmente o homem, proporciona uma melhoria do seu auto-conceito, e a aprendizagem de uma modalidade desportiva constitui uma das mais significativas experiênciasque o ser humano pode viver com o seu próprio corpo. O desporto pode ser algo de muito benéfico na vida de qualquer ser humano, ajudando-o na sua educação e na sua formação pessoal. Hoje em dia existe a ideia generalizada de que fazer desporto faz bem à saúde das crianças. Por isso, são cada vez mais os pais que apostam no desporto como forma de ocupação dos tempos livres dos seus filhos, pois reconhecem que este transmite um conjunto de valores e virtudes. A prática desportiva pode trazer um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social, sendo estes importantes para o pleno e harmonioso desenvolvimento das crianças. Para o alcançar destes benefícios verificamos ainda o grau de importância dos diferentes agentes (pais, treinadores, dirigentes), cada um com o seu papel, na formação dos jovens, devendo actuar em cooperação nunca interferir na área de intervenção uns dos outros.
Autores: Roberto Pestana e Carlos Pestana – Universidade da Madeira

In: .
http://www.idram.pt/foruns/Pestana_Pestana.html


Benefícios do desporto

Realizar exercício físico, seja em que idade for, pode trazer um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social.
A nível físico é sabido que o desporto ajuda no combate à obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece músculos, ossos e articulações.
A nível psíquico, eleva a auto-estima dos praticantes, pois este desenvolve um conjunto de habilidades que antes não possuía e melhora o seu aspecto físico, tendo consequentemente uma melhor imagem de si.
A nível social, o Desporto assume-se como um lugar privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertença a um grupo.
Por tudo aquilo que se acaba de explanar, fica bem patente a importância da prática desportiva para o pleno e harmonioso desenvolvimento das crianças.

In: http://www.omeuclube.org/ddsavio/documentos/ddsavio3042982954652.doc

Sem comentários: